Ver, imaginar e criar a paisagem

Passeio e Visita à Horta do Combral + 360º

Ontem de manhã decorreu uma actividade realizada a várias mãos a pensar nas crianças da Escola Básica de Santana de Cambas. Saímos da escola em direcção à Horta do Combral onde todos e todas pudemos conhecer o magnífico trabalho que ali se tem desenvolvido na reabilitação de uma horta antiga.

Despois, escutámos o cante na voz das crianças, que assim deram as boas-vindas àqueles que vinham de fora para conhecer a sua terra. Foi um bonito e inspirador presente para o momento que se viria a seguir: uma actividade facilitada pelo Museu da Paisagem, intitulada 360º.

Em círculo, virados para a paisagem, confortavelmente sentados sobre as mantas trazidas da escola, as crianças desenharam aquilo que viam à sua frente. A seguir, cada desenho foi colocado lado a lado no chão formando um círculo , constituindo-se assim uma perspetiva de 360 graus da paisagem envolvente. A experiência culminou com os participantes a entrarem no círculo formado pelos desenhos e rodando a toda a volta, percepcionando que a paisagem também inclui a visão pessoal de cada um e que por isso todos temos um papel na sua transformação.

Terminada a actividade ainda houve oportunidade para a colheita de legumes da horta para confecção do almoço, um magnífico gaspacho. As despedidas foram feitas com mais um momento de cante oferecido pelas crianças que tão bem nos soube!

O nosso agradecimento à Junta de Freguesia de Santana de Cambas, à Casa do Povo de Santana de Cambas, à Escola Básica de Santana de Cambas – Agrupamento de Escolas, ao Projecto Cozinha da Avó, ao Projecto Horta do Combral, à Associação Terra Sintrópica e à Câmara Municipal de Mértola que ajudaram a tornar este encontro possível.

Agradecemos igualmente à Biblioteca Municipal e à Cristina Taquelim a disponibildade para acompanharem a este encontro com o intuito de no futuro melhor poderem dar continuidade a estas actividades, aprofundando assim a parceria entre o Plano Local de Leitura e o De Boca em Boca.

 

[Fotografias de Adriana Gil, Cristina Taquelim, Fernanda Mestre e Goretti Oliveira]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias