Terra que Conta - as histórias de Mértola na Rádio e em Podcast

Terra que Conta é uma celebração da escuta de histórias de Mértola, das suas gentes e território, a partir de recolhas realizadas no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades, iniciado em 2020; assim como é um modo de manter vivo o movimento de contar histórias que está na génese deste projecto.
Cada programa apresenta um percurso de escuta de um lugar, dando voz à paisagem, reforçando a sua riqueza e valor. Dirigimo-nos aos e às ouvintes locais, cujas vozes escutamos nos programas, tornando audível a importância desta cultura, através do exercício da construção de narrativas positivas sobre o território que habitam.

Terra que Conta resulta de um processo em curso de desenho de um mapa emocional da paisagem: sonoro, narrativo, não linear; que entendemos como um guia para a aproximação de visitantes, viajantes, recém-chegados ou qualquer tipo de curiosos. Lançamos cada programa como uma semente, um convite dirigido a cada ouvinte, um desafio ao movimento de abertura e contacto com o exterior, uma provocação à vontade de cada pessoa para (se) entender (com) o desconhecido.
Concebido por Pedro Faria Bravo, apicultor, guia local e escritor e Rita Sales, artista, educadora e contadora de histórias, Terra que Conta é realizado em parceria com a Universidade Sénior de Mértola e Câmara Municipal de Mértola, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Terra que Conta pode ser escutado aqui:

Rádio Mértola – 95.0 fm ou 95.2 fm – www.radiomertola.pt
Terça-feira, depois das 18h45
Quinta-feira, depois das 18h45
Repete às Quartas e Sextas, por volta das 10h30

Rádio Castrense – 93.0 fm – radiocastrense.pt/live
Sexta-feira entre as 17h00 e as 18h00
Repete ao Sábado entre as 15h00 e as 16h00
*Emissão integrada no Programa sobre o Concelho de Mértola, um espaço da Câmara Municipal de Mértola.

E aqui, podcast um novo programa às 3as às 19h00.