

Terra que Conta volta a São Pedro de Sólis
São Pedro prodigaliza riquezas: Há quem conte histórias, rimances, e até houve um bonecreiro. São estas memórias que trazemos aqui.
Terra que Conta é uma celebração da escuta de histórias de Mértola, das suas gentes e território, a partir de recolhas realizadas no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades, iniciado em 2020; assim como é um modo de manter vivo o movimento de contar histórias que está na génese deste projecto.
Cada programa apresenta um percurso de escuta de um lugar, dando voz à paisagem, reforçando a sua riqueza e valor. Dirigimo-nos aos e às ouvintes locais, cujas vozes escutamos nos programas, tornando audível a importância desta cultura, através do exercício da construção de narrativas positivas sobre o território que habitam.
Terra que Conta resulta de um processo em curso de desenho de um mapa emocional da paisagem: sonoro, narrativo, não linear; que entendemos como um guia para a aproximação de visitantes, viajantes, recém-chegados ou qualquer tipo de curiosos. Lançamos cada programa como uma semente, um convite dirigido a cada ouvinte, um desafio ao movimento de abertura e contacto com o exterior, uma provocação à vontade de cada pessoa para (se) entender (com) o desconhecido.
Concebido por Pedro Faria Bravo, apicultor, guia local e escritor e Rita Sales, artista, educadora e contadora de histórias, Terra que Conta é realizado em parceria com a Universidade Sénior de Mértola e Câmara Municipal de Mértola, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Terra que Conta pode ser escutado aqui:
Rádio Voz da Planície – 104.5 FM – www.vozdaplanicie.pt
4ªs feiras às 7 horas, 13.00 horas e 19.00 horas
Domingos às 10.00 horas
Rádio Mértola – 95.0/95.2 FM – www.radiomertola.pt
4as e 6as feiras às 10h30
E aqui, podcast:
São Pedro prodigaliza riquezas: Há quem conte histórias, rimances, e até houve um bonecreiro. São estas memórias que trazemos aqui.
Em São João dos Caldeireiros, os moinhos falam-nos da arte da moagem, a paisagem de pastos e estevas conta-nos dos
Diogo Martins, na sua ligação ao Vascão, tem histórias para contar, amendoeiras para recordar e perdizes para escutar. Com Bárbara,
Em São Pedro de Sólis ouvimos falar de moirais e do Santo André da Casa Velha. Com Maria da Encarnação
Em Martinhanes ouvimos falar das Águas Santas para os pobres e os remediados, escutámos dos vizinhos e ainda os estorninhos.
No Monte das Viegas ouvimos falar de partidas, magarufas e também do Monte da Malhada onde moraram umas célebres meninas.
Corte da Velha – Mértola
Telefone: 966434317 | 963765544 – chamada para a rede fixa nacional
[email protected]
Todos os direitos reservados – 2021 – De Boca em Boca – Mértola