Um homem andava às canas num canavial encontrou uma rosa no meio das canas e como tinha uma filha muito bonita que era tudo para ele, foi colher a rosa para lha levar. Ao colher a rosa sai de lá de um buraco, um grande lagarto que lhe disse:
– O que é que fizeste homem? Não devias ter cortado a rosa, quem te deu ordem disso? Agora tens que me vir trazer a tua filha daqui a dois dias.
O homem não fazia outra coisa senão chorar, foi para casa chorando e a mulher e a filha, ó homem o que é que tens? Ó pai o que é que tem? E ele lá contou.
Eu vou pai, não tenho receio, eu vou- disse-lhe a filha.
O pai lá foi levar a filha ao lagarto.
Era um príncipe e por baixo do canavial havia um palácio, ela entrou por um buraco e foi viver com o príncipe lagarto. O pai foi a chorar a pensar que a filha tinha sido comida pelo lagarto e ela num palácio, o lagarto tratava-a bem como a uma princesa.
Depois foi, foi, lá viveram uns poucos de anos, e o pai e a mãe com um grande desgosto pela filha, mas a certa altura o lagarto ficou doente e ela, como ele a tratou tão bem, ela foi e deu-lhe um beijo, ele transformou-se num lindo príncipe, casaram e foram felizes para sempre.
E ainda agora os vi passar.
Maria de Jesus Prazeres Miguel
Penedos
3 de Maio de 2021