O príncipe lagarto

Um homem andava às canas num canavial encontrou uma rosa no meio das canas e como tinha uma filha muito bonita que era tudo para ele, foi colher a rosa para lha levar. Ao colher a rosa sai de lá de um buraco, um grande lagarto que lhe disse:

– O que é que fizeste homem? Não devias ter cortado a rosa, quem te deu ordem disso? Agora tens que me vir trazer a tua filha daqui a dois dias.

O homem não fazia outra coisa senão chorar, foi para casa chorando e a mulher e a filha, ó homem o que é que tens? Ó pai o que é que tem? E ele lá contou.

Eu vou pai, não tenho receio, eu vou- disse-lhe a filha.

O pai lá foi levar a filha ao lagarto.

Era um príncipe e por baixo do canavial havia um palácio, ela entrou por um buraco e foi viver com o príncipe lagarto. O pai foi a chorar a pensar que a filha tinha sido comida pelo lagarto e ela num palácio, o lagarto tratava-a bem como a uma princesa.

Depois foi, foi, lá viveram uns poucos de anos, e o pai e a mãe com um grande desgosto pela filha, mas a certa altura o lagarto ficou doente e ela, como ele a tratou tão bem, ela foi e deu-lhe um beijo, ele transformou-se num lindo príncipe, casaram e foram felizes para sempre.

E ainda agora os vi passar.

 

Maria de Jesus Prazeres Miguel

Penedos

3 de Maio de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias