Conversar, fazer caminhar as palavras

Logo às 19h00 estaremos no Centro Recreativo e Cultural de Picoitos para mais uma Conversa De Boca em Boca.

Esta será uma Conversa ao redor de projectos que envolvem a cultura e o acto de caminhar em processos de construção e transformação comunitária. Uma oportunidade para ouvir falar sobre as actividades que desenvolvem e conhecer motivações e experiências.

Com a participação de Ana Marcos Morais, Filipe Abreu, Pedro Bravo, Pedro Nogueira e moderação de Rita Sales.

Filipe Abreu vem-nos falar do MALACATE, um projeto de intervenção artística multidisciplinar, criado pela Companhia Cepa Torta, especificamente para a Mina de São Domingos: um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. Durante os anos de 2022 e 2023, o projeto MALACATE convida artistas a visitar e habitar a Mina. Nesse período irão criar obras de arte, ou desenvolver trabalho relacionado com o espaço, a memória e a comunidade local. Este verão, depois de três atividades no espaço público, iniciam-se passeios guiados (A Céu Aberto) onde artistas convidados nos levam pelas ruínas e obras expostas, partilhando o seu olhar pessoal sobre este percurso.

Pedro Nogueira  vem partilhar o projecto JARDINS TERAPÊUTICOS – QUEM PLANTA SEUS MALES ESPANTA!, promovido pela Associação Terra Sintrópica, que visa a promoção de uma consciência coletiva favorável ao processo de mudança, a partir de um valor fundamental: o cuidado. O cuidado com as pessoas, com a terra, e com o futuro, enquadrando-se dentro da ação da Associação Terra Sintrópica no contexto local. Em nove localidades do concelho de Mértola procura-se a implementação de um novo jardim, a par de um conjunto de actividades a decorrer ao longo do ano, promovendo a pro-atividade física, cognitiva e emocional. De ‘monte’ em ‘monte’ em itinerância, (re)conhecendo paisagens, celebrando pessoas, e fazendo de cada caminho uma via de aproximação a um mapa de afetos.

Ana Marcos Morais em representação da Associação Montícola, vem falar das caminhadas e passeios que realizam um pouco por todo o Concelho.

As Conversas De Boca em Boca, um ciclo de conversas sobre práticas artísticas e culturais de proximidade, na comunidade e participativas. Partimos da apresentação de experiências de trabalho para fazermos o caminho do diálogo, do encontro e da perspectivação do futuro. As conversas são descentralizadas e realizadas em parceria com sociedades recreativas e juntas de freguesia nas aldeias do concelho de Mértola.

Esta Conversa conta com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, da Câmara Municipal de Mértola, da Junta de Freguesia de Santana de Cambas e do Centro Recreativo e Cultural de Picoitos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias