Caminhando construímos comunidades

19 de Junho 2022 – 19h00 – Centro recreativo e Cultural de Picoitos

 

Conversa ao redor de projectos que envolvem a cultura e o acto de caminhar, em processos de construção e transformação comunitária.
Uma oportunidade para ouvir falar sobre as actividades que desenvolvem e conhecer motivações e experiências.

Esta conversa é realizada como actividade complementar ao projecto Caminhos Contados – Percursos Pedestres Performativos, que conta com o apoio do programa Garantir Cultura.

Com a participação de Ana Marcos Morais, Filipe Abreu, Pedro Bravo, Pedro Nogueira e moderação de Rita Sales.

 

Ana Morais, Bióloga, mestre em Gestão dos Recursos Naturais, é atualmente Presidente da Associação Montícola. Natural de Mogadouro, nordeste transmontano, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e conservação da natureza dos territórios do interior de Portugal. Em representação da Associação Montícola, vem falar das caminhadas e passeios que realizam um pouco por todo o Concelho.

A MONTÍCOLA é uma Associação para o Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Natureza, fundada em 2018 em Mértola, com uma equipa de técnicos multidisciplinar, de formação académica e experiência profissional ligada à Conservação da Biodiversidade e dos Recursos Naturais, a Espaços Verdes e Arquitetura Paisagista, a Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Ecologia. É responsável pela organização de vários eventos de divulgação científica e cultural, como o Festival Etnobotânico e o Arribaves, pela gestão do Espaço Vila Velha e da Horta da Badocha e de Projetos de Investigação na área agrícola e de adaptação às alterações climáticas.

 

Filipe Abreu

É ator e assume a co-direção do projeto Malacate com Miguel Maia, com quem também dirige o festim de leituras de peças de teatro Esta noite grita-se, da Companhia Cepa Torta . No projeto MALACATE é responsável pela mediação e envolvimento de públicos. Mudou-se recentemente para os Fernandes, perto da Mina de S. Domingos, tem um fascínio por máquinas de duas rodas, por práticas regenerativas e por caminhadas.

MALACATE é um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos (Mértola): um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. Durante os anos de 2022 e 2023, o projeto MALACATE convida artistas a visitar e habitar a Mina. Nesse período irão criar obras de arte, ou desenvolver trabalho relacionado com o espaço, a memória e a comunidade local. Este verão, depois de três atividades no espaço público, iniciam-se passeios guiados (A Céu Aberto) onde artistas convidados nos levam pelas ruínas e obras expostas, partilhando o seu olhar pessoal sobre este percurso.

 

Pedro Nogueira

Natural de Seia. Arquiteto paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, refletindo sobre a noção de paisagem enquanto dispositivo crítico. Uma matriz unindo percepção, materialidade e representação.
Do seu percurso profissional destaca-se a colaboração com o Centro Nacional de Cultura e a Fundação de Serralves, em projetos de divulgação e promoção de literacia científica. Actuamente é colaborador da Associação Terra Sintrópica e coordenador do Centro de Agroecologia de Mértola.

JARDINS TERAPÊUTICOS
Numa das regiões mais afetadas pelo despovoamento e pela desertificação, Mértola encontra-se num labirinto sócio-ecológico onde vários desafios se cruzam.
O projeto ‘Jardins Terapêuticos – Quem planta seus males espanta!’ visa a promoção de uma consciência coletiva favorável ao processo de mudança, a partir de um valor fundamental: o cuidado. O cuidado com as pessoas, com a terra, e com o futuro, enquadrando-se dentro da ação da Associação Terra Sintrópica no contexto local.
Em nove localidades do concelho de Mértola procura-se a implementação de um novo jardim, a par de um conjunto de actividades a decorrer ao longo do ano, promovendo a pro-atividade física, cognitiva e emocional.
De ‘monte’ em ‘monte’ seguimos em itinerância, (re)conhecendo paisagens, celebrando pessoas, e fazendo de cada caminho uma via de aproximação a um mapa de afetos.

 

Concepção e coordenação
Rita Sales

Promoção e comunicação
Pedro Faria Bravo

Parcerias
Junta de Freguesia de Santana de Cambas

Centro Recreativo e Cultural de Picoitos.

Apoio financeiro e parceria institucional
Câmara Municipal de Mértola
República Portuguesa – Ministério da Cultura