O trabalho cultural comunitário desenvolve-se, habitualmente, nos contextos onde as pessoas vivem. O lugares, os caminhos, os espaços onde determinadas actividades ou encontros acontecem são território de referência, são matéria identitária dos processo de desenvolvimento criativo, artístico e cultural em comunidade.
Nesta conversa, a que chamamos A escuta da paisagem, dos lugares e de quem os habita, vamos partilhar experiências e projectos que envolvem a participação da comunidade na sua relação com a paisagem e com a sua cultura.
***
DE BOCA EM BOCA, A PAISAGEM
No âmbito do Ciclo de Conversas De Boca em Boca propomos, em Julho, um encontro em torno da paisagem e das suas histórias. O programa que agora apresentamos surge na sequência de um contacto com o Museu da Paisagem para a sua participação na Conversa A Escuta da Paisagem, dos Lugares e de quem os Habita, e da oportunidade para construirmos em conjunto um programa mais vasto e diverso, que integra actividades de leitura e exploração da paisagem propostas e desenvolvidas por esta entidade.
O presente programa, que integra ainda a apresentação do livro O que há neste lugar?, e mais uma Conversa De Boca em Boca, conta com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Mértola, Biblioteca Municipal de Mértola, Junta de Freguesia de Santana da Cambas, Casa do Povo de Santana de Cambas, Escola Básica de Santana de Cambas, Universidade Sénior de Mértola, Projecto Cozinha da Avó, Projecto Horta do Combral, Associação Terra Sintrópica e com a colaboração de Cristina Taquelim, Fernanda Mestre, Goretti Oliveira, Marta Cortegano e Zarcos Palma.
Programa de Actividades
Caminhada com História + Zoom in/zoom out
Dia: 3 de Julho 2021, sábado
Hora: 8h30
Local: Mina de São Domingos até à Achada do Gamo (Circular – 6km)
Ponto de encontro: Largo do Teatro
Público: Para todos/as
Actividade sujeita a inscrição.
Caminhada com História – Pretendemos que seja um passeio de partilha, percorrido ao ritmo das conversas e das historias de pessoas e dos locais entre a Mina de São Domingos e a Achada do Gamo e por onde um dia passou a Revolução Industrial e se ouviram pela primeira vez em Portugal o apito estridente de muitas máquinas a vapor que trouxeram o progresso a esta região remota.
Faremos o mesmo percurso por onde durante mais de 100 anos passaram 25 milhões de toneladas de pirites cúpricas e seus derivados a caminho do Porto Fluvial do Pomarão.
E também falaremos das pessoas que aqui nasceram, cresceram e morreram e um dia povoaram estas paisagens e de como um grupo de cidadãos se uniu num projecto único para recuperar e preservar todas estas memórias disponibilizando-o on-line a toda a comunidade e a estudiosos da história da Mina de São Domingos porque , Só teremos verdadeiramente morrido quando mais ninguém se lembrar de nós…“ Caminhada guiada por Zarcos Palma.
Zoom in/zoom out – Após uma observação à distância, atravessa-se a paisagem fazendo um “zoom in” na leitura desse lugar. Quando se regressar ao ponto inicial será que a paisagem ainda é a mesma? Objetivo: Apurar a capacidade de observação da paisagem; distinguir os modos de estarmos na paisagem; desmistificar a paisagem como panorama.
Liga o som! + A escuta da paisagem, dos lugares e de quem os habita – Conversa De Boca em Boca
Dia: 4 de Julho 2021, domingo
Hora: 19h00
Local: Casa do Povo de Santana de Cambas
Público: Para todos/as
Actividade sujeita a inscrição.
Conversa De Boca em Boca – A ESCUTA DA PAISAGEM, DOS LUGARES E DE QUEM OS HABITA
Liga o som! – Estamos sempre a ouvir, inevitavelmente (a menos que tapemos os ouvidos), ouvimos sem intencionalidade. Vamos escutar tentando adivinhar o que há. Fecha os olhos durante cinco minutos. Que sons identificas à tua frente, atrás, de cada um dos lados, no solo, em cima… a que paisagem pertencem esses sons? Objetivo: Saber isolar um dos sentidos mais importantes na captação do mundo/paisagem; alertar para a importância do som na perceção/composição da paisagem. O que nos conta a paisagem sonora? Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.
A minha vida dava um mapa
Dia: dia 5 de Julho 2021, segunda
Hora: 9h00
Local: Jardim junto ao coreto da Mina de São Domingos
Público: População adulta e seniores
A minha vida dava um mapa – Nós somos as paisagens que habitamos e cada um tem as suas paisagens únicas. Vamos criar um mapa com os lugares e as paisagem que foram/são marcos na nossa vida. Objetivo: Demonstrar que a nossa identidade também é feita de paisagens. Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.
Passeio e Visita à Horta do Combral + 360º
Dia: dia 6 de Julho 2021, terça
Hora: 9h30
Local: Horta do Combral, Santana de Cambas
Público: Crianças da Escola de Santana de Cambas (JI +1º ciclo = 21 crias)
360º – Em círculo, virados para a paisagem, os participantes desenham a sua perspetiva do lugar. No final dispomos em círculo os vários desenhos e convidamos cada participante a colocar-se no centro e rodar 360º. Todos somos paisagem… Objetivo: Sensibilizar para a perceção subjetiva da paisagem e para a participação de cada um na sua transformação. Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.
O que há neste lugar? – 1 Livro e uma mão cheia de Histórias para descobrir “Respigadores e Respigadoras”
Dia: dia 6 de Julho 2021, terça
Hora: 21HOO
Local: Anfiteatro Zeca Afonso, Vila de Mértola
Público: Para todos/as
Actividade sujeita a inscrição
Actividade co-organizada com a Biblioteca Municipal de Mértola e inserida no PLL – Plano Local de Leitura.
Organização
De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades
Concepção e coordenação
Rita Sales
Promoção e comunicação
Pedro Faria Bravo
Co-organizção
Museu da Paisagem
Câmara Municipal de Mértola
Biblioteca Municipal de Mértola
Parceria
Junta de Freguesia de Santana da Cambas
Junta de Freguesia Corte do Pinto
Casa do Povo de Santana de Cambas
Escola Básica de Santana de Cambas – Agrupamento de Escolas
Universidade Sénior de Mértola / ALSUD
Projecto Cozinha da Avó
Projecto Horta do Combral
Associação Terra Sintrópica
Centro de Estudos da Mina de São Domingos
Colaboração
Ana Neves
Cristina Taquelim
Fernanda Mestre
Goretti Oliveira
Marta Cortegano
Zarcos Palma
Agradecemos a participação presença e incentivo à Adriana Gil, Laura Green, Pedro Nogueira, Rosinda Pimenta, Rui Barão Colaço e Guarda Rios.
Informações
Inscrições – [email protected]
Actividades sujeitas às regras recomendadas pela DGS.
Apoio financeiro e parceria institucional
Câmara Municipal de Mértola


De Boca em Boca, assim vamos fazendo a paisagem.
Na terça dia 6, terminámos a nossa programação De Boca em Boca, A Paisagem, com a apresentação do livro ”


Ver, imaginar e criar a paisagem
Passeio e Visita à Horta do Combral + 360º Ontem de manhã decorreu uma actividade realizada a várias mãos a


O que há neste lugar? – 1 Livro e uma mão cheia de Histórias para descobrir “Respigadores e Respigadoras”
Hoje terminamos o programa De Boca em Boca, a Paisagem com um encontro no Anfiteatro Zeca Afonso, às 21h00. Este


Hoje contámos as nossas paisagens
A actividade A minha vida dava um mapa realizada na Mina de São Domingos aconteceu debaixo das sombras do jardim


E assim nos sentimos mais paisagem
Ontem foi um entardecer bonito em Santana de Cambas. Primeiro reunimo-nos para escutar em conjunto, numa proposta facilitada pelo Museu


Amanhã, a nossa vida num mapa
Amanhã continuamos as actividades desenvolvidas no âmbito do programa De Boca em Boca, a Paisagem, com a oficina A minha