As paisagens soaram em Mértola

No passado fim de semana realizámos um programa de actividades  em torno do nosso ciclo de Conversas, a que chamámos De Boca em Boca, paisagens que soam.

No sábado ao pôr-do-sol, encontrámo-nos no Convento de São Francisco, gentilmente cedido por Geraldine Zwanikken, para o Concerto para Olhos Vendados realizado por Luís Antero. Começámos pela experiência sensorial que aquele lugar nos proporciona e que muito contribuiu para a imersão nos sons trazidos pelo Luís. Pudemos ainda conversar um pouco no final, partilhando percepções sobre aquele momento vivido em conjunto, perguntando sobre a origem de determinados sons e até experimentando alguns dos dispositivos tecnológicos.

No domingo, começámos quase quase ao nascer do sol, pela fresca, com a Oficina de Gravação Sonora. A nossa missão era explorar Mértola como lugar sonoro e registar paisagens e marcos sonoros desta bonita vila. Foi uma bela aventura, caminhado devagar e contemplativamente, parando e escutando, em busca de sons. Aprendemos e conhecemos técnicas, truques e estratégias para desenvolvermos as nossas próprias gravações de campo. No final o Luís Antero irá preparar uma peça com o resultado desta estimulante experiência e em breve partilharemos aqui este trabalho.

Ainda no domingo, mas mais ao final do dia, fechámos o programa com mais uma Conversa De Boca em Boca, desta vez sob o tema :A escuta, lugar de proximidade. Neste encontro podémos ouvir o Luís Antero e a Rossana Torres  falarem das suas experiências de trabalho e criações artísticas desenvolvidas em contexto rural e comunitário, em torno da memória, da tradição e do património imaterial. Tivemos ainda a oportunidade de apreciar dois filmes  criados pelos artistas – Cordão Verde de Rossana Torres e Filme Sonoro de Luís Antero – e de conversar um pouco sobre o que vimos Tudo isto aconteceu no belo Pátio da Casa dos Azulejos, cedido pela Câmara Municipal de Mértola que nos agraciou também com um delicioso lanche com águas aromatizadas e bolos caseiros.

Tudo isto foi possível com a participação do público que nos acompanhou nestes dias, com a colaboração do Luís Antero e da Rossana Torres, com os apoios e parcerias da ALSUD / Universidade Sénior de Mértola, do Convento de S. Francisco e da Associação Entre Imagem. Contamos ainda com os apoios financeiro e parcerias institucionais da Câmara Municipal de Mértola e da República Portuguesa – Ministério da Cultura.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias