O momento em que reunimos com as juntas de freguesia é dos mais importantes do projecto De Boca em Boca. Com estas pessoas afinamos os detalhes essenciais para nos chegarmos à população, o dia mais justo, a hora que melhor calha, e claro, o sítio aonde nos haveremos de juntar…
Na Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva não foi diferente e, quando falávamos de lugares aonde a comunidade tem por hábito se encontrar, alguém pegou no telefone, ligou e perguntou:
– Avó! A que horas vai para o banco ver os carros passar?
E assim se marcou mais uma sessão.
Ontem, à hora combinada, lá fomos à Corte Pequena procurar o tal sítio do banco, como costumamos fazer nas nossas visitas prévias aos locais, antes de cada sessão de contos. Estavam por lá já algumas pessoas e outras se foram juntando, no desfiar da conversa.
Escutámos um bocadinho daquilo que hoje esperamos ouvir em muito. E descobrimos que afinal preferem fazer a sessão num outro sítio próximo, a cerca de 100m, num lugar chamado Carrapateira, porque mesmo nos lugares pequenos há surpresa e pormenor. Lá estaremos hoje, a cumprir a função.