Os próximos Caminhos Contados em Corte da Velha.

No próximo domingo dia 10 de Abril às 15 horas, os Caminhos Contados andarão pela Corte da Velha.

Na Corte da Velha onde se chega de propósito, existe o São Barão, uma serra com o nome do santo, artimanhas e caminhos muito vividos.

 

Caminhos Contados faz um convite à viagem e descoberta do Concelho de Mértola partindo de percursos performativos conduzidos por Pedro Faria Bravo, guia local, e Rita Sales, actriz, com apresentações previstas entre Março e Junho de 2022.

 

Desenhados a partir da escuta das pessoas e dos lugares, cada um dos 7 percursos decorre numa das freguesias do Concelho, passando pelos montes, aldeias e paisagem ao seu redor, reatando caminhos antigos, hoje já pouco pisados e quase inacessíveis. 

 

Os 7 percursos performativos distintos, que apelam à participação de todas as pessoas: caminhando, escutando e interagindo entre si e com o que as rodeia; são uma oportunidade para um encontro performativo com as histórias nos locais onde foram originalmente escutadas, ou onde se conta terem acontecido. 

 

Caminhos Contados, são percursos criados no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades, e mantêm vivo o seu princípio fundamental: a reactivação do contar em comunidade, dando continuidade à actividade artística e cultural num território caracterizado pela baixa densidade demográfica.

Após um primeiro ano de actividade regular baseada no encontro com as  pessoas, sobretudo as mais isoladas, para lhes contar histórias e convidá-las a partilharem as suas, resultaram variadas recolhas – de textos orais, de gestos e movimentos, de imagens e de sons – que resolvemos agora devolver à comunidade, propondo um esboço de uma cartografia narrativa da paisagem e dos lugares.  

Assim os Caminhos Contados na Corte da Velha são a terceira destas actividades entre a caminhada, o espectáculo de contos, andando.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias