Caminhos Contados
percursos pedestres performativos

Caminhos Contados faz um convite à viagem e descoberta do Concelho de Mértola partindo de percursos performativos conduzidos por Pedro Faria Bravo, guia local, e Rita Sales, actriz, com apresentações previstas entre Março e Junho de 2022.

Desenhados a partir da escuta das pessoas e dos lugares, cada um dos 7 percursos decorre numa das freguesias do Concelho, passando pelos montes, aldeias e paisagem ao seu redor, reatando caminhos antigos, hoje já pouco pisados e quase inacessíveis. 

Os 7 percursos performativos distintos, que apelam à participação de todas as pessoas: caminhando, escutando e interagindo entre si e com o que as rodeia; são uma oportunidade para um encontro performativo com as histórias nos locais onde foram originalmente escutadas, ou onde se conta terem acontecido. 

Caminhos Contados, são percursos criados no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades, e mantêm vivo o seu princípio fundamental: a reactivação do contar em comunidade, dando continuidade à actividade artística e cultural num território caracterizado pela baixa densidade demográfica.

Após um primeiro ano de actividade regular baseada no encontro com as  pessoas, sobretudo as mais isoladas, para lhes contar histórias e convidá-las a partilharem as suas, resultaram variadas recolhas – de textos orais, de gestos e movimentos, de imagens e de sons – que resolvemos agora devolver à comunidade, propondo um esboço de uma cartografia narrativa da paisagem e dos lugares.  

 

Públicos alvo – todas as pessoas, sendo que os caminhos não são de fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Datas – Março a Junho de 2022

Informações – [email protected] | 966 434 317

 

Parcerias Institucionais:

Câmara Municipal de Mértola |  República Portuguesa –Ministério da Cultura/Programa Garantir Cultura

 

Próximos Caminhos Contados_inscrições abertas

Previous
Next

Caminhos Contados realizados

Notícias

De Boca em Boca

Nós, os pássaros

No passado domingo os Caminhos Contados caminharam pela ribeira do Chança, houve histórias e paisagem, contos e novas veredas, entre

Ler mais... »
De Boca em Boca

Agradecidos

Os nossos especiais agradecimentos ao Daniel Cardeira e ao Francisco Cardeira, que nos apresentaram aos caminhos do Chança, sem eles

Ler mais... »
Pedro Bravo

As margens do Chança

Muita coisa viram estes rochedos e estas águas da ribeira de Chança. São essas histórias que amanhã iremos procurar nos

Ler mais... »