

Logo é nos Alves
Será neste largo do forno, que às 20,30 horas estaremos com os Contos ao Largo.
Promovemos encontros onde o convívio se faz a contar e escutar, a que chamamos Contos ao Largo, numa clara alusão à fruição cultural neste espaço público, bem como, à expressão ´passar ao largo’, ou seja, passar a uma distância considerável, que nos relembra a situação pandémica que actualmente vivemos. Iniciamos cada sessão com histórias locais já recolhidas, por forma a alicerçar o projecto na memória colectiva da comunidade, apelando à participação e explorando modos de interacção. Contamos histórias ao mesmo tempo que convidamos as pessoas a partilharem connosco contos antigos, histórias de vida, partes ou outras narrativas, e assim, juntos/as vamos construindo este encontro.
Num primeiro momento de preparação reunimos com as juntas de freguesia, passo essencial para o envolvimento com a comunidade. Com estes responsáveis, que medeiam a nossa relação com a população, acertamos aspectos importantes, como: o dia mais justo, a hora que melhor calha, e claro, o sítio aonde nos haveremos de juntar. Nas vésperas de cada sessão de Contos ao Largo realizamos uma visita prévia ao monte ou aldeia para nos darmos a conhecer, vermos o espaço, afinarmos detalhes com as sociedades ou associações locais, conhecermos e convidarmos pessoas, fazermos divulgação de boca em boca…enfim, construirmos um trabalho de proximidade.
Depois de realizada a sessão de contos, que gravamos em audio, fotografamos e filmamos, veremos aparecer as imagens, os textos, os objectos, as histórias recolhidas e recontadas e os vídeos, com as vozes das gentes e os sons dos lugares. Faremos o tratamento deste material que partilhamos online, para que mais pessoas as possam conhecer e contar. Porque as histórias a todos/as pertencem.
Será neste largo do forno, que às 20,30 horas estaremos com os Contos ao Largo.
A semana de Contos ao Largo inicia-se hoje às 20,30 horas nos Alves, prossegue 4ªfeira dia 18 no Pomarão e
Hoje às 20,30 horas, à beira de uma pimenteira no Largo da Areia em Fernandes, teremos mais uma noite quente
No Roncão do Meio, no largo do café da senhora Albertina, já encontrámos um largo para a sessão de Contos
Esta semana os Contos ao Largo irão ao Roncão do Meio no sábado às 20,30 horas e aos Fernandes no
A mentira sem graça Andava um casal a ceifar e ela dizia: – Ai Manel que dia tão
Todos os direitos reservados – 2021 – De Boca em Boca – Mértola