A escuta da paisagem, dos lugares e de quem os habita

O trabalho cultural comunitário desenvolve-se, habitualmente, nos contextos onde as pessoas vivem. O lugares, os caminhos, os espaços onde determinadas actividades ou encontros acontecem são território de referência, são matéria identitária dos processo de desenvolvimento criativo, artístico e cultural em comunidade.

Nesta conversa, a que chamamos A escuta da paisagem, dos lugares e de quem os habita, vamos partilhar experiências e projectos que envolvem a participação da comunidade na sua relação com a paisagem e com a sua cultura.

***

DE BOCA EM BOCA, A PAISAGEM

No âmbito do Ciclo de Conversas De Boca em Boca propomos, em Julho, um encontro em torno da paisagem e das suas histórias. O programa que agora apresentamos surge na sequência de um contacto com o Museu da Paisagem para a sua participação na Conversa A Escuta da Paisagem, dos Lugares e de quem os Habita, e da oportunidade para construirmos em conjunto um programa mais vasto e diverso, que integra actividades de leitura e exploração da paisagem propostas e desenvolvidas por esta entidade.

O presente programa, que integra ainda a apresentação do livro O que há neste lugar?, e mais uma Conversa De Boca em Boca, conta com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Mértola, Biblioteca Municipal de Mértola, Junta de Freguesia de Santana da Cambas, Casa do Povo de Santana de Cambas, Escola Básica de Santana de Cambas, Universidade Sénior de Mértola, Projecto Cozinha da Avó, Projecto Horta do Combral, Associação Terra Sintrópica e com a colaboração de Cristina Taquelim, Fernanda Mestre, Goretti Oliveira, Marta Cortegano e Zarcos Palma.

Programa de Actividades

Caminhada com História + Zoom in/zoom out

Dia: 3 de Julho 2021, sábado

Hora: 8h30

Local: Mina de São Domingos até à Achada do Gamo (Circular – 6km)

Ponto de encontro: Largo do Teatro

Público: Para todos/as

Actividade sujeita a inscrição.

Caminhada com História Pretendemos que seja um passeio de partilha, percorrido ao ritmo das conversas e das historias de pessoas e dos locais entre a Mina de São Domingos e a Achada do Gamo e por onde um dia passou a Revolução Industrial e se ouviram pela primeira vez em Portugal o apito estridente de muitas máquinas a vapor que trouxeram o progresso a esta região remota.

Faremos o mesmo percurso por onde durante mais de 100 anos passaram 25 milhões de toneladas de pirites cúpricas e seus derivados a caminho do Porto Fluvial do Pomarão.

E também falaremos das pessoas que aqui nasceram, cresceram e morreram e um dia povoaram estas paisagens e de como um grupo de cidadãos se uniu num projecto único para recuperar e preservar todas estas memórias disponibilizando-o on-line a toda a comunidade e a estudiosos da história da Mina de São Domingos porque , Só teremos verdadeiramente morrido quando mais ninguém se lembrar de nós Caminhada guiada por Zarcos Palma.

Zoom in/zoom outApós uma observação à distância, atravessa-se a paisagem fazendo um zoom inna leitura desse lugar. Quando se regressar ao ponto inicial será que a paisagem ainda é a mesma? Objetivo: Apurar a capacidade de observação da paisagem; distinguir os modos de estarmos na paisagem; desmistificar a paisagem como panorama.

Liga o som! + A escuta da paisagem, dos lugares e de quem os habita – Conversa De Boca em Boca

Dia: 4 de Julho 2021, domingo

Hora: 19h00

Local: Casa do Povo de Santana de Cambas

Público: Para todos/as

Actividade sujeita a inscrição.

Conversa De Boca em Boca – A ESCUTA DA PAISAGEM, DOS LUGARES E DE QUEM OS HABITA

Liga o som! – Estamos sempre a ouvir, inevitavelmente (a menos que tapemos os ouvidos), ouvimos sem intencionalidade. Vamos escutar tentando adivinhar o que há. Fecha os olhos durante cinco minutos. Que sons identificas à tua frente, atrás, de cada um dos lados, no solo, em cima… a que paisagem pertencem esses sons? Objetivo: Saber isolar um dos sentidos mais importantes na captação do mundo/paisagem; alertar para a importância do som na perceção/composição da paisagem. O que nos conta a paisagem sonora? Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.

A minha vida dava um mapa

Dia: dia 5 de Julho 2021, segunda

Hora: 9h00

Local: Jardim junto ao coreto da Mina de São Domingos

Público: População adulta e seniores

A minha vida dava um mapaNós somos as paisagens que habitamos e cada um tem as suas paisagens únicas. Vamos criar um mapa com os lugares e as paisagem que foram/são marcos na nossa vida. Objetivo: Demonstrar que a nossa identidade também é feita de paisagens. Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.

Passeio e Visita à Horta do Combral + 360º

Dia: dia 6 de Julho 2021, terça

Hora: 9h30

Local: Horta do Combral, Santana de Cambas

Público: Crianças da Escola de Santana de Cambas (JI +ciclo = 21 crias)

360º Em círculo, virados para a paisagem, os participantes desenham a sua perspetiva do lugar. No final dispomos em círculo os vários desenhos e convidamos cada participante a colocar-se no centro e rodar 360º. Todos somos paisagem… Objetivo: Sensibilizar para a perceção subjetiva da paisagem e para a participação de cada um na sua transformação. Actividade realizada pelo Museu da Paisagem.

O que há neste lugar? – 1 Livro e uma mão cheia de Histórias para descobrir Respigadores e Respigadoras”

Dia: dia 6 de Julho 2021, terça

Hora: 21HOO

Local: Anfiteatro Zeca Afonso, Vila de Mértola

Público: Para todos/as

Actividade sujeita a inscrição

Actividade co-organizada com a Biblioteca Municipal de Mértola e inserida no PLL Plano Local de Leitura.

Organização

De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades

Concepção e coordenação

Rita Sales

Promoção e comunicação

Pedro Faria Bravo

Co-organizção

Museu da Paisagem

Câmara Municipal de Mértola

Biblioteca Municipal de Mértola

Parceria

Junta de Freguesia de Santana da Cambas

Junta de Freguesia Corte do Pinto

Casa do Povo de Santana de Cambas

Escola Básica de Santana de Cambas – Agrupamento de Escolas

Universidade Sénior de Mértola / ALSUD

Projecto Cozinha da Avó

Projecto Horta do Combral

Associação Terra Sintrópica

Centro de Estudos da Mina de São Domingos

Colaboração

Ana Neves

Cristina Taquelim

Fernanda Mestre

Goretti Oliveira

Marta Cortegano

Zarcos Palma

Agradecemos a participação presença e incentivo à Adriana GilLaura GreenPedro NogueiraRosinda PimentaRui Barão Colaço e Guarda Rios.

Informações

Inscrições – [email protected]

Actividades sujeitas às regras recomendadas pela DGS.

Apoio financeiro e parceria institucional

Câmara Municipal de Mértola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias